4 motivos para alugar um carro e visitar Florianópolis
Uma dica importante para quem quer visitar a famosa Ilha da Magia (e – por que não? – o continente também) é alugar um carro. Isso porque, proporciona muito mais conforto durante o deslocamento e também porque estar com um carro pode contribuir muito para a sua liberdade na viagem!
Como funciona Florianópolis
Floripa é um dos destinos mais procurados por turistas, tanto pelas belezas naturais, quanto pelas atrações, restaurantes e baladas. Capital do estado de Santa Catarina, no sul do país, o território é dividido entre ilha e continente.

A parte insular foi a que tornou a cidade mundialmente conhecida, passando a ser chamada, de Ilha da Magia. Em sua extensão, com mais de 40 praias, se encontram também muitas riquezas naturais como os mangues, as lagoas, os morros, as dunas e as pequenas e encantadoras ilhas.
Localizados na ilha, estão os principais pontos turísticos. Existem passeios para quem ama natureza, como lindas trilhas, mirantes, a famosa Lagoa da Conceição, as Dunas da Joaquina (ou Dunas da Lagoa) e também os passeios de barco.
Mas há também opções de turismo na cidade. São bons exemplos o Mercado Público de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz, o Museu Histórico de Santa Catarina, o Largo da Alfândega e Santo Antônio de Lisboa, um bairro histórico e turístico da região.
Por que vale a pena um carro para ir a Florianópolis?
Alugar um carro para visitar Florianópolis pode ser vantajoso por diversos motivos.
1. Não depender de transporte público
À primeira vista, pode parecer uma boa ideia contar apenas com transporte público para locomover-se na ilha, tanto pelo valor, quanto pela facilidade de não ter que dirigir em um lugar desconhecido. No entanto, é preciso considerar os pontos negativos dessa escolha.
O transporte público tem rotas e horários pré-definidos, e você fica refém deles. Além disso, para passar um dia inteiro de lazer, provavelmente você vai precisar carregar bolsas e mochilas, o que pode ser desconfortável e nada prático no ônibus – ainda mais se estiver com crianças, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção.

2. Possibilidade de visitar lugar mais distantes
A Ilha da Magia é comprida e com muitas praias e atrações por toda a sua extensão. Nesse sentido, mesmo que você escolha uma região interessante para se hospedar, vai precisar se deslocar se quiser conhecer Floripa como um todo.
3. Ter mais liberdade e praticidade
Alugar um carro para ir a Florianópolis proporciona mais liberdade e praticidade para que você possa fazer o roteiro do seu jeito, pensando em diferentes trajetos e destinos, e podendo ir e voltar no horário que preferir.
4. Economizar tempo e dinheiro
No fim das contas, as vantagens de alugar um carro para ir a Floripa é são as melhores. Isso porque você aproveita o tempo que tem para aproveitar o destino, garante conforto, praticidade e segurança para a sua família e ainda pode fazer um roteiro do jeito que preferir.

Onde alugar um carro para ir a Florianópolis
É possível alugar carros tanto nos Aeroportos, quanto nas cidades. A dica é fazer as contas para definir o que é melhor no seu caso, de acordo com o local onde ficará hospedado e a praticidade necessária para a sua chegada.
Vale considerar também as diversas empresas que fazem esse serviço, analisando orçamentos e a localização de cada uma – seja no aeroporto ou na cidade, como é o caso da Autovia Locadora, por exemplo, que atende em Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Caçador, Itapema, Florianópolis entre outras cidades.
Documentação necessária
De maneira geral, a documentação necessária para alugar um carro no Brasil, em qualquer estado ou cidade, é:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida;
- Cartão de crédito;
- Documento de identidade (RG, certidão de nascimento).

Lembrando que a maioria das locadoras de veículos exige que o motorista tenha tirado sua CNH há, pelo menos, dois anos e que tenha 21 anos completos no momento da locação. Mas isso pode ser negociado diretamente com a agência.
Veja tambem se o seguro está incluso no valor do aluguel ou se será cobrado à parte. Apesar de não ser obrigatório, o seguro é muito recomendado para evitar grandes contra tempos, imprevistos e gastos extras – basicamente, trata-se de um investimento.
Tendo todas essas informações em mãos, você já está quase pronto para a sua viagem a Florianópolis! Confira também outros roteiros de um fim de semana em Florianópolis para garantir uma experiência especial!